domingo, 7 de fevereiro de 2010

Debate - A Imigração em Portugal

No dia 12 de Janeiro de 2010, na aula de Geografia realizou-se um debate sobre Imigração em Portugal. Havia 6 grupos que representavam as comunidades africana, brasileira, ucraniana, e chinesa em Portugal, emigrantes portugueses e portugueses a favor e contra a imigração. O nosso grupo representou a comunidade chinesa em Portugal. No início dos anos 80, o número de imigrantes em Portugal começou a aumentar. A maioria vem ocupar cargos mais difíceis, aqueles que os portugueses não querem. O debate girou muito à volta de assuntos como racismo e xenofobia, mas também de assaltos e tráfico que os imigrantes eram acusados. Neste debate concluímos que a Imigração em Portugal, apesar de polémica é importante, e que os portugueses não podem ser contra a imigração, sendo eles também emigrantes noutros países.

Alice, Filipa, Mariana e Rita ( 8ºC)



No dia 12 de Janeiro de 2010, pelas 15.25 na sala 22 realizou-se um debate sobre "A Imigração em Portugal", no âmbito da disciplina de Geografia. Foi composto por 6 comunidades : chinesa ( na qual fui a porta-voz do grupo em que participavam as minhas colegas Micaela, Ana e Melissa), africana ( porta voz - Humberto) , ucraniana ( porta-voz Leonardo) , Emigrantes portugueses ( Mariana) , portugueses contra e a favor da imigração( José António e Miguel Machado, respectivamente) . Neste debate falámos sobre as vantagens e desvantagens dos imigrantes em Portugal. Falámos sobre a razão da vinda dos diferentes imigrantes e falámos sobre descriminação e racismo. (...)

Inês Ferreira ( 8ºA)


No dia 15 de Janeiro realizámos um debate sobre a Imigração em Portugal. O nosso grupo representou a comunidade brasileira em Portugal. A nossa representante foi a Adriana Assunção que representou a nossa comunidade muito bem. Os aspectos positivos do debate foram que toda a gente conseguiu aprender mais acerca das migrações e a respeitar as comunidades. Os aspectos negativos foram que muitos grupos não estavam preparados e havia pessoas exaltadas.Para terminar achámos que o debate correu muito bem e que aprendemos alguma coisa sobre outras culturas e migrações.


Inês Fialho, Carolina Martins, Carolina Oliveira, Adriana Assunção e Nuno Monteiro (8ºD)