quinta-feira, 22 de abril de 2010

Dia da Terra

O Dia da Terra foi criado em 1970, pelo Senador norte-americano Gaylord Nelson, que convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição.

A partir de 1990, o dia 22 de Abril foi adoptado mundialmente como o Dia da Terra, ( apesar de não ser reconhecido pela ONU), tornando-se num importante acontecimento educativo e informativo sobre os problemas que afectam o planeta: a contaminação do ar, água e solos, a destruição de ecossistemas e o esgotamento de recursos naturais. Este dia serve também para insistir em soluções sustentáveis de exploração dos recursos naturias e dando um grande impulso aos esforços de reciclagem a nível mundial.

Cada um de nós tem o direito de usufruir do planeta mas também o dever de contribuir para a sua preservação. Cada gesto pode fazer a diferença !



domingo, 18 de abril de 2010

O Eyjafjallajökull

A Islândia é uma ilha de origem vulcânica localizada sobre a Dorsal Média Atlântica, por isso a actividade vulcânica é muito comum.




O Eyjafjallajökull é um dos vários glaciares existentes na Islândia. Este glaciar cobre um vulcão com 1666 m de altitude, que voltou a entrar em erupção no dia 21 de Março de 2010. A intensa actividade do vulcão levou à emissão de nuvens de cinzas vulcânicas que se deslocaram para outros países da Europa, levando ao encerramento dos seus espaços aéreos por questões de segurança.










Mais imagens do vulcão aqui.


Continuando com este tema , o desafio de Abril é :
Qual é o vulcão de maior altitude no Mundo? Onde se localiza? Qual a sua altitude?

A Cidade Mais Fria do Mundo


A resposta ao desafio de Março era: Yakutsk (capital da Yakutia).


Esta cidade localiza-se no norte da Rússia e é considerada a cidade mais fria do mundo. Aqui a temperatura média no Inverno é de cerca de 40 graus negativos. A cidade tem aproximadamente 200 mil habitantes e apesar das duras condições de vida, é muito rica em recursos naturais : ouro, diamantes, prata...



Uma lenda local conta que " Quando Deus estava a criar o mundo e a distribuir as suas riquezas, ficou com as mãos entorpecidas pelo frio de Yakutsk e deixou aí cair todas as riquezas do mundo".

O jornalista Shaun Walker escreveu para o jornal britânico The Independent uma reportagem sobre esta cidade onde refere que...

" a 5 graus negativos o frio pode ser refrescante"

" a 20 graus negativos a humidade do nariz congela e fica difícil não tossir"

" a 35 graus negativos a pele exposta ao ar fica dormente "

" a 45 graus negativos usar óculos é perigoso pois o metal cola-se à pele e fere-a ao retirá-los "

Reportagem (em Inglês) sobre a região


Um local ( não uma cidade) ainda mais frio : 71 graus negativos !!!!!!!!!!