terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Desafio de Fevereiro

Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch


O que tem este conjunto de letras a ver com Geografia?!?!
A resposta mais completa ganha!


3 comentários:

  1. É a região do Reino Unido com o nome mais comprido e um dos mais longos de todo o mundo, com 58 letras (51 no alfabeto galês, em que -ll- e -ch- contam como letras únicas). Está localizada na ilha Anglesey, no País de Gales.
    É uma palavra de origem galesa e em português "igreja de Santa Maria no fundão do aveleiro branco perto de um redemoinho rápido e da Igreja de São Tisílio da gruta vermelha".
    Gorsafawddacha'idraigodanheddogleddollônpenrhynareurdraethceredigion (com 68 letras), era o nome de uma estação de comboio, que foi nomeada para rivalizar com o nome desta localidade.
    Nos sinais das estradas, a localidade encontra-se assinalada como Llanfairpwllgwyngyll. Nos mapas, encontra-se como Llanfair Pwllgwyngyll e os seus habitantes tratam-na por Llanfairpwll ou até Llanfair.
    Nuno 7ºC

    ResponderEliminar
  2. http://pt.wikipedia.org/wiki/Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch

    ResponderEliminar
  3. Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch, é uma grande aldeia e comunidade na ilha de Anglesey , em Gales , situada no Estreito de Menai ao lado da ponte Britannia e através do estreito de Bangor . Esta aldeia tem o maior nome na Europa e um dos nomes mais longos do mundo. A forma abreviada do nome da aldeia é Llanfairpwllgwyngyll , também escrito Llanfair Pwllgwyngyll. Esta aldeia foi originalmente conhecida como Llanfair Pwllgwyngyll e foi dado o nome longo no século 19, numa tentativa de desenvolver a aldeia como um centro comercial e turístico.
    MÁRCIA RODRIGUES 8ºD

    ResponderEliminar